Página da Conselho Estadual da Criança e do Adolescente

Bem-Vindo à página do CEDICA/RS

26 de Abril de 2024, 02:36

A A A

Adolescente da Fase em Novo Hamburgo ganha título de melhor ator estudantil em Festival de Esquetes

O adolescente (ao centro) interpretou o Guri de Uruguaiana na peça O adolescente (ao centro) interpretou o Guri de Uruguaiana na peça - Foto: Comunicação SJDH

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) foi muito bem representada no 22° Festival Estadual de Esquetes de Novo Hamburgo, realizado no último dia 12. Neste domingo (16), foram anunciados os vencedores. A peça “Fagundes na Semana Farroupilha”, apresentada pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Novo Hamburgo, ganhou os títulos de melhor ator estudantil e o Prêmio Especial do Júri pelo Trabalho de Inclusão Social, utilizando a arte como instrumento de ressocialização de adolescentes, além de receber indicações nas categorias figurino, maquiagem e ator coadjuvante.

O destaque da premiação foi o jovem P.H.L.S., de 19 anos, que ganhou na categoria melhor ator estudantil. Em cumprimento de medida socioeducativa desde os 17 anos, ele descobriu dentro da unidade da Fase o seu talento para o humor. Com o auxílio dos professores Paulo Christófoli, de Português, e Aline de Oliveira, de Biologia, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, que fica dentro da unidade da Fase em Novo Hamburgo, ele criou o texto, inspirado em seus ídolos, os atores Jair Kobe e Cris Pereira. O sucesso da apresentação ultrapassou o esperado e impressionou os jurados. “Foi uma grande satisfação subir naquele palco”, lembra P.H.L.S.

O humor está sempre presente na vida de P.H.L.S. É natural. Quase tudo é motivo para piada, até mesmo sua inscrição no festival, que por pouco não aconteceu. Enquanto o diretor do Case Novo Hamburgo, Marlos Oliveira, explicava que a inscrição da unidade no Festival, sugerida pelo servidor Eugênio da Silveira, foi aceita após o prazo devido a “situação especial” dos adolescentes, P.H.L.S. comenta: “Sim. Situação especial bem básica, só um muro de dez metros”. Após as gargalhadas, o diretor Marlos lembra que o fato do jovem levar a situação com humor, mas sempre com respeito, colabora para sua boa conduta desde que iniciou sua medida socioeducativa.

 Preocupação com o futuro

Formado em Ocupações Administrativas, pelo Centro de Integração Empresa - Escola (CIEE), através do programa Jovem Aprendiz com o Banrisul, P.H.L.S. se mostra preocupado com o seu futuro e de sua família. Após um ano de curso, além do diploma, ele também garantiu uma poupança de mais de R$ 4 mil, fruto da economia mensal que fez com o meio salário-mínimo que recebeu com o programa Jovem Aprendiz. “Mandei R$2.120 pra casa e guardei o resto”, orgulha-se o jovem que, agora, consegue ter a perspectiva de novos horizontes como a música e o teatro.

Link desta página

CEDICA - Conselho Estadual da Criança e do Adolescente
Avenida Borges de Medeiros, 1501 - 9° andar - Sala dos Conselhos
Fone: (51)32886562
E-mail: cedica@igualdade.rs.gov.br

Siga-nos

  • RSS
  • Facebook
  • Youtube

Agenda de Eventos

Carregando

Leia Mais

  • Proteja nossas Crianças e Adolescentes da violência.
  • Campanha Escolha o destino
  • Encontros de Interlocução: ECA - 25 anos de conquistas e desafios

Conselho Estadual da Criança e do Adolescente

Desenvolvido pela Procergs | Termos de uso