Página da Conselho Estadual da Criança e do Adolescente

Bem-Vindo à página do CEDICA/RS

25 de Abril de 2024, 08:21

A A A

Secretário defende prevenção e cuidado com as crianças em seminário sobre violência

Fabiano citou ações de polícia comunitária e projetos para crianças e jovens Fabiano citou ações de polícia comunitária e projetos para crianças e jovens - Foto: Gabriel Gabardo

Integração entre órgãos e poderes e investimentos na prevenção ao uso de drogas e cuidado com as crianças. Esses foram pontos defendidos pelo secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, durante o Seminário Metropolitano de Prevenção à Violência, realizado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal) em Esteio, nesta segunda-feira (24).

"Não há como vencer a violência sem ações integradas entre os municípios e as esferas estaduais e municipais, com fortalecimento da inteligência policial e aproximação dos policiais com a comunidade", afirmou Fabiano, lembrando o sucesso das iniciativas de policiamento comunitário implementadas pelo programa RS na Paz. Para o secretário, uma polícia inteligente funciona como um fator de prevenção ao crime.

Além disso, Fabiano ressaltou o cuidado necessário com as crianças, evitando que usem drogas ou que sejam vítimas da violência. "Uma criança que aprende a linguagem da violência, muito provavelmente vai expressar essa linguagem no futuro. Daí a importância de interromper esse ciclo", disse o secretário. Ele citou o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, que atende crianças e adolescentes em todo o Estado desenvolvendo ações de prevenção à violência.

Titular da pasta responsável pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), Fabiano explicou as iniciativas aplicadas na instituição para qualificar o atendimento e reduzir a reincidência dos jovens infratores. Além das reformas nas unidades e da contratação de cerca de 400 novos servidores por concurso, a Fase tem focado na profissionalização dos adolescentes durante a medida e após a saída da fundação.

"Através do acompanhamento e da profissionalização que realizamos até um ano após a saída do jovem da Fase, conseguimos a ressocialização de 9 em cada 10 dos adolescentes. Dos 221 acompanhados, apenas 21 voltaram ao crime. Os número mostram que, gerando as oportunidades, as pessoas podem sair do crime e ter uma vida digna", afirmou o secretário.

Estavam presentes no evento, ainda, o representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Robson Robin, o secretário-adjunto da Segurança Pública do Estado, Juarez Pinheiro, o secretário de Direitos Humanos de Porto Alegre, Luciano Marcantônio, o secretário de Segurança Pública de Porto Alegre, José Freitas, e o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, que preside a Granpal.

Link desta página

CEDICA - Conselho Estadual da Criança e do Adolescente
Avenida Borges de Medeiros, 1501 - 9° andar - Sala dos Conselhos
Fone: (51)32886562
E-mail: cedica@igualdade.rs.gov.br

Siga-nos

  • RSS
  • Facebook
  • Youtube

Agenda de Eventos

Carregando

Leia Mais

  • Proteja nossas Crianças e Adolescentes da violência.
  • Campanha Escolha o destino
  • Encontros de Interlocução: ECA - 25 anos de conquistas e desafios

Conselho Estadual da Criança e do Adolescente

Desenvolvido pela Procergs | Termos de uso