Página da Conselho Estadual da Criança e do Adolescente

Bem-Vindo à página do CEDICA/RS

19 de Abril de 2024, 20:55

A A A

Conselhos tutelares de 50 municípios recebem computadores do Governo do Estado

Conselhos tutelares de 50 municípios recebem computadores do Governo do Estado Conselhos tutelares de 50 municípios recebem computadores do Governo do Estado

Conselhos tutelares de 50 municípios gaúchos ganharam reforço em suas atividades, nesta segunda-feira (10), com a entrega de 100 computadores, pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), em Porto Alegre. Os equipamentos irão qualificar as atividades desempenhadas pelos conselheiros tutelares em prol da infância e da juventude do Rio Grande do Sul.

Os computadores serão utilizados para operar o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), que possibilitará armazenar os registros de ocorrências recebidas e arquivar dados para consultas posteriores. O titular da SJDH, Fabiano Pereira, destacou que a entrega dos equipamentos significa uma valorização do trabalho desses profissionais. "Este ato é uma forma de reconhecer o trabalho que os conselheiros realizam. E é cuidando e tendo carinho pelas nossas crianças como eles têm, que conseguiremos batalhar por políticas públicas dignas para nossa infância. Tanto o conselho, quanto os municípios que hoje recebem esses equipamentos, devem continuar fazendo este trabalho importante e significativo. Queremos com isso valorizá-los e avançar ainda mais no que diz respeito às garantias de direitos de crianças e adolescentes", afirmou.

A diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, disse que o ato servirá para o fortalecimento da rede de atendimento e que a SJDH confia muito no trabalho dos conselheiros. "Estamos trabalhando em rede e precisamos contar com a parceria de todos para, cada vez mais, fortalecer nossa rede de atendimento e proteção."

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) , Márcia Herbertz, também destacou a importância da iniciativa. "Hoje é um momento histórico, pois vamos conseguir equipar nossos conselhos em 50 municípios. E é pela cultura do investimento que parabenizo a SJDH. Agradecemos e valorizamos o trabalho do conselheiro que, de fato, garante direitos e protege as nossas crianças e adolescentes em todo Estado."

Em nomes de todos os prefeitos dos municípios beneficiados com os equipamentos, o chefe do Executivo de São Pedro do Sul, Marcos Senger, ressaltou a postura e tratamento que se deve ser dado aos conselhos tutelares. "Deveríamos tratar com mais respeito e admiração o trabalho dos conselheiros tutelares e não criticá-los. Deve haver um maior reconhecimento da parte de todos nós e precisamos valorizar esse importante instrumento que é o Sipia, que vai apurar e qualificar mais o trabalho importante que os conselheiros exercem em todos os municípios aqui presentes", disse Senger.

A solenidade reuniu diversas autoridades ligados ao tema, entre elas o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul (Acontours), Rodrigo Reis, e o coordenador da Fundação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Júlio Dorneles.

Cidades contempladas
Os municípios contemplados com os equipamentos foram: Aceguá, Agudo, Amaral Ferrador, Bagé, Barra do Quaraí, Cacequi, Canudos do Vale, Capão Bonito do Sul, Capão do Cipó, Cidreira, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Engenho Velho, Faxinal do Soturno, Ibiaça, Ivorá, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Marau, Mormaço, Morrinhos do Sul, Morro Reuter, Nova Palma, Novo Cabral, Novo Xingu, Paraíso do Sul, Picada Café, Pinhal da Serra, Pinhal Grande, Pinheirinho do Vale, Protásio Alves, Relvado, Rio dos Índios, Rodeio Bonito, Rolador, Rolante, Santa Bárbara do Sul, Santana do Livramento, Santiago, São João Polêsine, São Marcos, São Pedro do Sul, São Sebastião do Caí, São Sepé, Seberi, Segredo, Sertão, Silveira Martins, Tramandaí e Vista Alegre do Prata.

Link desta página

CEDICA - Conselho Estadual da Criança e do Adolescente
Avenida Borges de Medeiros, 1501 - 9° andar - Sala dos Conselhos
Fone: (51)32886562
E-mail: cedica@igualdade.rs.gov.br

Siga-nos

  • RSS
  • Facebook
  • Youtube

Agenda de Eventos

Carregando

Leia Mais

  • Proteja nossas Crianças e Adolescentes da violência.
  • Campanha Escolha o destino
  • Encontros de Interlocução: ECA - 25 anos de conquistas e desafios

Conselho Estadual da Criança e do Adolescente

Desenvolvido pela Procergs | Termos de uso