Página da Conselho Estadual da Criança e do Adolescente

Bem-Vindo à página do CEDICA/RS

19 de Abril de 2024, 07:35

A A A

Conferência da Criança e do Adolescente mobilizará mais de duzentas cidades

Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - Foto: Divulgação

A VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente deverá reunir cerca 1,2 mil pessoas de mais de 200 municípios do Estado. O encontro será realizado de 25 a 27 de abril, no salão de atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em Porto Alegre. A abertura oficial está marcada para o dia 25, às 19h30min, com a presença do Governador do Estado, Tarso Genro. A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, será palestrante no primeiro painel, às 20h.

Promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica) e pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos(SJDH), a conferência terá na programação (em anexo) a realização de grupos de trabalho, a eleição dos delegados para Conferência Nacional e o debate sobre a captação de recursos para crianças e adolescentes através do Fundo Estadual daCriança e do Adolescente (Feca).

Sobre a expectativa para a conferência, a presidente do Cedica, Márcia Herbertz, espera que os participantes possam tirar o máximo de proveito: “A conferência vai capacitar e promover um debate fundamental entreos conselhos e com importantes representações da área. Esperamos em torno de mil e duzentos participantes, todos com o mesmo objetivo, que é o de trabalhar na defesa e na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes de todo Estado”.

Uma das novidades do evento é a realização do projetoEducomunicação, do Governo Federal, com a participação de 18 adolescentes ligados a Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas),entidades e escolas do Estado. Eles irão realizar uma cobertura jornalística com viés educativo da Conferência.

O objetivo do projeto é possibilitar uma reflexão socioeducativa de formação e mobilização das crianças e dos adolescentes. Serão realizadas, na tarde do dia 24 de abril e na manhã do dia 25, oficinas de planejamento, linguagens de texto, áudio, vídeo e fotografia. Os trabalhos realizados serão avaliados pelo Cedica e um adolescente será escolhido como delegado para acompanhar e cobrir a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, de 11  a 14 de julho.

Márcia Herbertz explica que a iniciativa da Educomunicação busca valorizar o protagonismo dos adolescentes: “Temos uma grande expectativa na cobertura que eles irão realizar, pois trata-se de um outro olhar do debate,são crianças falando e traduzindo o que estão vendo e participando”.

Mais informações sobre como participar da Conferência podem ser obtidas pelo site www.sjdh.rs.gov.br ou pelo email cedica@sjdh.rs.gov.br, ou ainda na sede do Cedica, na rua Miguel Teixeira, 86, no bairro Cidade Baixa – Porto Alegre.Telefone: (51) 3288.6625 - Fax:3288.6670.

 

Arquivos para download
Programação da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (tamanho: 154,00 kB)
Link desta página

CEDICA - Conselho Estadual da Criança e do Adolescente
Avenida Borges de Medeiros, 1501 - 9° andar - Sala dos Conselhos
Fone: (51)32886562
E-mail: cedica@igualdade.rs.gov.br

Siga-nos

  • RSS
  • Facebook
  • Youtube

Agenda de Eventos

Carregando

Leia Mais

  • Proteja nossas Crianças e Adolescentes da violência.
  • Campanha Escolha o destino
  • Encontros de Interlocução: ECA - 25 anos de conquistas e desafios

Conselho Estadual da Criança e do Adolescente

Desenvolvido pela Procergs | Termos de uso